CEAP Gestão de Pessoas - Avaliação Psicossocial NR33, Avaliação Psicossocial NR35, Perfil Psicológico NR7, Gestão de Competências, Coaching Executivo e de Equipes, Treinamento e Desenvolvimento, Segurança do Trabalho, Espaço Confinado, Segurança do Trabalho, Trabalho em Altura, Consultoria Organizacional, Gestão de Pessoas e Equipes em Jundiaí, gestão de pessoas jundiaí, avaliação psicossocial nr33 jundiaí, avaliação psicossocial nr35 jundiaí, perfil psicológico nr7 jundiaí, gestão de competências jundiaí, coaching executivo e de equipes jundiaí,treinamento e desenvolvimento de equipes jundiaí, segurança do trabalho jundiaí, espaço confinado jundiaí, segurança do trabalho jundiaí, trabalho em altura jundiaí, consultoria organizacional jundiaí, gestão de pessoas e equipes jundiaí
Untitled Document
Quando se preparar para o mercado?




Algumas pessoas quando me procuram para orientação de carreira ou Coaching trazem indagações sobre o momento em que se devem fazer investimentos em sua trajetória profissional, se existe alguma estratégia para direcionar tal procedimento, entre outras dúvidas bem comuns em várias faixas etárias e profissionais. A resposta poderia ser direta e precisa, mas o fato é que carreira profissional não pertence ao mercado, não é da responsabilidade da empresa e, portanto tal conduta não é ditada por fatores externos à pessoa.

A melhor época para se preparar sem dúvida é agora, hoje, neste momento de sua vida. Como pode ser afirmado isto? Simples. Aprimoramento profissional visando uma progressão não tem data definida, deve ser contínua. O que deve ser observado é o contexto.

Enquadrar-se em um momento profissional deverá ser seu primeiro foco. Você está iniciando em sua profissão; procure verificar o que o segmento está exigindo. Não saia matriculando em MBA disto ou daquilo se ainda não está clara sua trajetória, seu mapa estratégico pessoal.

Qualquer decisão sobre aprimoramento seja ele por formação acadêmica ou treinamento de habilidades deve ser considerado como parte de seu plano, não ação aleatória e sem objetivos ou metas. Isto talvez só o distancie de um objetivo maior

Caso já esteja mais bem posicionado em sua carreira profissional, fique atento as tendências e às necessidades das competências de sua próxima ascensão ou promoção. Procure informar-se sobre quais habilidades, atitudes e conhecimentos deveria desenvolver.

Com estas informações inicie um plano de ação com base na prospecção e escopo de crescimento da instituição em que se encontra. O plano estratégico da empresa quando bem elaborado norteia seus executivos sobre os projetos e daí as perspectivas de crescimento.

Não há receita sobre administração de sua carreira profissional. Ela é inteiramente de sua responsabilidade. É comum algumas pessoas confundirem e acharem que é a empresa que tem um plano de carreira para os empregados. Ledo engano.

As empresas têm sim um programa de crescimento e ascensão profissional e funcional que podem estar numa base variável e em seguimentos horizontais ou verticais. Neste caso, o que deveria ser feito é o aproveitamento deste programa para realizar no tempo e hora certa o ajuste de seu plano de carreira. Boa sorte!

 

Guilherme Dias

 

Psicólogo e Coach.





 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Gestão de Pessoas - Avaliação Psicossocial NR33, Avaliação Psicossocial NR35, Perfil Psicológico NR7, Gestão de Competências, Coaching Executivo e de Equipes, Treinamento e Desenvolvimento, Segurança do Trabalho, Espaço Confinado, Segurança do Trabalho, Trabalho em Altura, Consultoria Organizacional, Gestão de Pessoas e Equipes em Jundiaí, gestão de pessoas jundiaí, avaliação psicossocial nr33 jundiaí, avaliação psicossocial nr35 jundiaí, perfil psicológico nr7 jundiaí, gestão de competências jundiaí, coaching executivo e de equipes jundiaí,treinamento e desenvolvimento de equipes jundiaí, segurança do trabalho jundiaí, espaço confinado jundiaí, segurança do trabalho jundiaí, trabalho em altura jundiaí, consultoria organizacional jundiaí, gestão de pessoas e equipes jundiaí, cajamar, caieiras, jordanésia, atibaia, itatiba, campinas e são paulo